Mês Missionário 2015


Mês Missionário 2015

“Missão é Servir” é o tema escolhido para a Campanha Missionária de 2015. A reflexão para o mês missionário, celebrado em toda Igreja, dá seguimento à proposta da Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade: Igreja e Sociedade. Eu Vim para Servir” (Mc 10,45).

O lema da Campanha Missionária 2015: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44), está baseado na narrativa do Evangelho, onde Cristo centraliza no serviço o perfil dos discípulos e missionários.

Servir dá sentido à missão: “Servir é uma das palavras que utilizamos na missão. Não existe missão, se não tiver serviço, porque serviço dá sentido à missão”, diz o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, ao explicar a escolha do tema.

Ele recorda que normalmente o tema da Campanha Missionária acompanha a Campanha da Fraternidade, a não ser nos anos em que ocorre um congresso missionário específico com sua própria temática.

O serviço é um forte apelo ao ser missionário, pondera. “Se enxerga sempre a missão no sentido de que Jesus fala aos discípulos, vão a todas as partes do mundo, a todas as nações levar a boa notícia (cf. Mt 28,19-20). Então, talvez, aqui na Campanha da Fraternidade, seria na sociedade, na Igreja, no Brasil e nós ampliamos isso. A missão no trabalho do servir aqui e também em todas as partes do mundo”.

As Pontifícias Obras Missionárias, recorda padre Camilo Pauletti, têm este carisma de olhar a dimensão missionária como um todo. Desejam que o espírito e a solidariedade missionária possam motivar os cristãos, os batizados e as igrejas particulares, a pensar no trabalho missionário em todas as partes. “É de fato uma Igreja em saída, como diz o papa, que não olha só para si, mas vai além de si”.

Servir quem precisa mais: “É evidente que a missão colocada deste ponto de vista, muda o perfil do ser missionário”, enfatiza o diretor da POM, ao refletir sobre a postura do servo, ensinada pelo próprio Cristo na narração do Evangelho segundo São Marcos.

“Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos (Mc 10,44) enfoca essa situação quando dois discípulos de Jesus pedem um lugar na glória do Senhor, se preocupando consigo. Jesus mostra que deve ser o contrário. Aquele que quiser ser valorizado, seja aquele que mais serve, que não busque glória, mas projete o outro, porque no outro está Jesus Cristo”.

O serviço deste ponto de vista de Jesus, pontua padre Camilo, é estar preocupado com o outro, principalmente com aqueles com os quais o próprio Cristo se identifica. “São aqueles referidos na narrativa de Mateus, onde o Senhor irá se apresentar. “Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, estava doente e foste me visitar ...” (Cf. Mt 25,35). Essa é a missão: servir e servir quem precisa mais”.

19 de abril

Encerramos o tríduo pascal com a Solene Vigília Pascal com a bênção do fogo, a proclamação da Páscoa a liturgia da Palavra a liturgia do Batismo e a liturgia eucarística. Foi um momento de muita bênção. Obrigado a todos que participaram conosco de todas as celebrações da semana santa.

 








 


19 de abril

As 5h aconteceu pela quarta vez a procissão do silêncio realizada pelas pastorais e movimentos da Paróquia São João Batista. Este ano procuramos chamar a atenção sobre as escolhas que fazemos na vida com o tema: duas vidas, duas histórias. Aproveito para ressaltar a bela participação dos adolescentes e jovens da Paróquia na procissão e demais celebrações da Semana Santa. 











 









18 de abril

As 15h celebramos a Paixão e Morte do Senhor e também a adoração da Santa Cruz. A celebração foi presidida por Frei Pedro Olavo. As 19h aconteceu a tradicional procissão com o Senhor morto encerrando-se na Igreja Matriz com o sermão das sete palavras realizado por Frei Gracione Augusto Alves.







 








Dia 17 de abril

As 20h iniciamos o tríduo pascal com a celebração da instituição da Eucaristia e do lava-pés. A missa foi presidida por Frei Gracione Augusto Alves. Após a missa houve a trasladação do Santíssimo Sacramento onde ficamos em adoração até a meia noite.  Foi um momento abençoado para todos!