Mês Missionário 2015


Mês Missionário 2015

“Missão é Servir” é o tema escolhido para a Campanha Missionária de 2015. A reflexão para o mês missionário, celebrado em toda Igreja, dá seguimento à proposta da Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade: Igreja e Sociedade. Eu Vim para Servir” (Mc 10,45).

O lema da Campanha Missionária 2015: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44), está baseado na narrativa do Evangelho, onde Cristo centraliza no serviço o perfil dos discípulos e missionários.

Servir dá sentido à missão: “Servir é uma das palavras que utilizamos na missão. Não existe missão, se não tiver serviço, porque serviço dá sentido à missão”, diz o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, ao explicar a escolha do tema.

Ele recorda que normalmente o tema da Campanha Missionária acompanha a Campanha da Fraternidade, a não ser nos anos em que ocorre um congresso missionário específico com sua própria temática.

O serviço é um forte apelo ao ser missionário, pondera. “Se enxerga sempre a missão no sentido de que Jesus fala aos discípulos, vão a todas as partes do mundo, a todas as nações levar a boa notícia (cf. Mt 28,19-20). Então, talvez, aqui na Campanha da Fraternidade, seria na sociedade, na Igreja, no Brasil e nós ampliamos isso. A missão no trabalho do servir aqui e também em todas as partes do mundo”.

As Pontifícias Obras Missionárias, recorda padre Camilo Pauletti, têm este carisma de olhar a dimensão missionária como um todo. Desejam que o espírito e a solidariedade missionária possam motivar os cristãos, os batizados e as igrejas particulares, a pensar no trabalho missionário em todas as partes. “É de fato uma Igreja em saída, como diz o papa, que não olha só para si, mas vai além de si”.

Servir quem precisa mais: “É evidente que a missão colocada deste ponto de vista, muda o perfil do ser missionário”, enfatiza o diretor da POM, ao refletir sobre a postura do servo, ensinada pelo próprio Cristo na narração do Evangelho segundo São Marcos.

“Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos (Mc 10,44) enfoca essa situação quando dois discípulos de Jesus pedem um lugar na glória do Senhor, se preocupando consigo. Jesus mostra que deve ser o contrário. Aquele que quiser ser valorizado, seja aquele que mais serve, que não busque glória, mas projete o outro, porque no outro está Jesus Cristo”.

O serviço deste ponto de vista de Jesus, pontua padre Camilo, é estar preocupado com o outro, principalmente com aqueles com os quais o próprio Cristo se identifica. “São aqueles referidos na narrativa de Mateus, onde o Senhor irá se apresentar. “Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, estava doente e foste me visitar ...” (Cf. Mt 25,35). Essa é a missão: servir e servir quem precisa mais”.

26 de julho: Assembleia Paroquial

Realizamos no dia 26 de julho nossa Assembleia Paroquial, seguido a proposta da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim com o tema a Comunidade dos discípulos missionários de Jesus. Foram trabalhados quatro pilares: Palavra de Deus, Comunhão Fraterna, Fração do Pão e Oração. Foi um momento de muita graça para a paróquia. Obrigado a todos!























Arraiá do Abrigo

No dia 25 de julho aconteceu o Arraiá do Abrigo. Momento de festa e muita alegria!!! Lembramos que o Asilo é administrado pela Paróquia São João Batista de Muqui. Quem quiser colaborar conosco entre em contato pelo seguinte telefone e falar com Frei Gracione (28) 99910 - 0245. Obrigado a todos!










Assembleias Comunitárias

Durante o mês de junho e julho nossas comunidades realizaram as assembleias comunitárias de pastoral. Foram momentos especiais da graça de Deus e também de avaliação e planejamento.
 Muito obrigado a todos!

Água Santa
Banco da Terra
Nossa Senhora das Dores
Santo Ezequiel Moreno
São Gabriel
São José
Sumidouro
Tororó

Julho: Mês de conscientização do Dízimo

Dízimo é um sinal de compromisso, de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os pobres. Jesus, na sua bondade infinita, instituiu a sua Igreja, para ela evangelizar, catequizar, servir e santificar. E, para que ela possa desempenhar sua vocação evangelizadora no mundo, necessita de recursos materiais e esses recursos devem provir de nós, seus filhos, que somos e formamos a Igreja viva de Cristo aqui na terra. Agradecemos a você dizimista, pela sua generosa colaboração. Graças a ela, está sendo possível manter as pastorais e a evangelização em nossa Paróquia. E a você, que ainda não devolve o Dízimo, venha somar conosco, participando de nossa comunidade. Deus conta com você.

A seguir apresentamos algumas fotos da dinâmica do Dízimo que a a Diocese nos propôs para o mês de julho: a comunidade dos discípulos missionários fundamentada na Palavra de Deus, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.

Nossa Senhora Aparecida

Matriz

Aliança




Babilônia

Fortaleza






Fortuna